O PROJETO
Muitas mulheres deixam de adquirir um emprego por motivos que passam desde a falta de acesso à educação, pobreza extrema, violência doméstica, doenças incapacitantes, dentre outras consequências em virtude destes fatores. Isso reflete falta de sustento para eles e suas famílias e consequentemente falta da dignidade da pessoa humana,
Neste seguimento, a vestimenta é crucial para ter acesso a empregabilidade, manter o padrão do cargo ou ascender profissionalmente.
Nós temos como objetivo principal ajudar estas mulheres a se reinserir no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade.
Esse trabalho será feito através de uma consultoria de imagem que visa ensinar cartilhas de comportamento corporativo, promovendo a auto estima e valorização pessoal. O projeto também fornecerá roupas às beneficiadas e seus filhos, visto que suas condições financeiras não financiam as vestimentas.
Assim, ajudaremos as participantes a atingirem seus objetivos profissionais e pessoais, promovendo a libertação de um ciclo de dependência, atingindo a independência tão estimada por cada ser humano.
SUSTENTABILIDADE
O Banco de Roupas é um projeto de Empreendedorismo Social comprometido com o tripé da Sustentabilidade, em suas dimensões ambiental, social e econômica.
Dessa maneira, o Banco de Roupas se alinha fortemente aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 da ONU.
Pelo trabalho de Consultoria de Imagem e fornecimento de armário cápsula, colaboramos com mais competências necessárias ao emprego e ao empreendedorismo (Objetivo 4) e na promoção de mulheres na participação de funções em todos os níveis de decisão, na vida profissional e pública
(Objetivo 5).
Favorecemos a integração social de todas as pessoas, independente de sexo, idade, raça, etnia, religião ou situação econômica (Objetivo 10).
Através da parceria com ONG’s, buscamos auxiliar na autonomia e emancipação das mulheres e na erradicação da violência doméstica (Objetivo 5) e na promoção da cultura da não violência e cidadania.
E utilizando dos princípios da Economia Circular, colaboramos com a prevenção, redução, reciclagem e reutilização de roupas, reduzindo assim seu impacto ambiental. Ao mesmo tempo, contribuímos com a troca de informações e conhecimentos necessários para o estímulo a comportamentos sustentáveis (Objetivo 12).
Nós do Banco de Roupas buscamos manter a sustentabilidade como ponto-chave das nossas atividades. Pensando nisso, ao lado lhes apresentamos o caminho das roupas que entram em nosso banco- da curadoria a entrega.